terça-feira, 28 de setembro de 2010

Página de relacionamento - de que serves?

Relacionamento: Capacidade, em maior ou menor grau, de relacionar-se, conviver ou comunicar-se com os seus semelhantes. É o que diz em meu dicionário.

O mais comum é relacionar-se com pessoas que estão próximas de nós. Mas aí inventaram a internet, as distâncias diminuíram e todo mundo ficou acessível a todo mundo. Então uma coisa que existe desde que o mundo é mundo entrou em ação: a fofoca, a curiosidade. Orkut, Facebook, Twitter, MSN. Para quê existem essas ferramentas? Para unir os povos, para distrair a mente por um tempo e te colocar perto de pessoas que você não conhece, e que vão te tirar um pouquinho de sua enfadonha rotina de viver sempre com as mesmas caras. "Sim", você pode me perguntar, "Mas a gente não conhece pessoas todos os dias, nas ruas?" Sim. Mas se você é daqueles que não admite aceitar contatos que não conhece e que esconde suas fotos e recados, e às vezes até de seus próprios amigos, para quê você tem página de relacionamento? Para mim o sentido dessas redes sociais é para você se mostrar para o mundo. Não estou dizendo que as pessoas não possam ter segredos, também tenho os meus, mas não acredito que o Orkut vá revelar coisas que você não quis, porque simplesmente é você quem escolhe o que vai aparecer ou não. É seu direito não aceitar certas pessoas, mas é muita frescura ser antissocial dentro de uma rede social.

E eu nem acho que as redes sociais integrem tanto assim as pessoas. Tem gente que é mascarada na vida real, imagina na internet! Mas eu aproveito a internet para expor opiniões, sem muito medo de encontrar rejeições. A internet não é um mundo. É só uma grande parte dele. Se você é antissocial, direito seu, e seja feliz como quiser, não sou preconceituoso; mas se você é assim, não tenha site de relacionamento!

Recentemente usuários do Facebook cancelaram suas contas em protesto contra alterações que limitavam o quanto de informação podiam esconder. Pensando bem agora, foi melhor mesmo terem saído, já que não estavam participando mesmo. Ponto para o Facebook, que alegou não estar sendo usado com o verdadeiro propósito para que foi feito: interligar as pessoas.