terça-feira, 7 de setembro de 2010

Liberdade e coragem

Você é livre? Sim. Você. Você se considera livre? Sim?... não?... Por quê?
Você tem coragem? Sim?... Então você é livre!... a menos que seja um prisioneiro, fisicamente falando.

Na vida temos várias opções e podemos optar por qualquer uma delas. Claro que existem decisões difíceis de ser tomadas, mas se quisermos fazer alguma coisa, ninguém realmente vai poder nos segurar. O que pega são as consequencias, mas somos livres para fazer o que quisermos, e é aí que a coragem entra. A coragem para fazer valer nossas vontades, considerando as consequencias. Você pode correr ou parar. Você pode ficar ou fugir. Você pode se levantar e deitar, quantas vezes quiser. E você pode pegar qualquer coisa e pode ir aonde quiser, desde que suas pernas possam te levar lá. Grande coisa!, você me diz. Tudo bem. Você pode sair de casa e passar a madrugada se divertindo e vivendo aventuras, mas quando você chegar em casa, se for casado, provavelmente não será mais; ou, se morar com seus pais, será expulso. E você pode roubar e matar, mas terá a possibilidade de ser preso. Pode encarar!

Se você tem coragem para assumir os riscos, vá lá e faça, ou minta e resolva tudo. Mas mentir não é ter coragem, e muito menos irá te tornar livre. A mentira é contrária a tudo isso, mas como ninguém vai ficar sabendo mesmo, tudo bem. Em nossas mentes a liberdade é plena, e qualquer um pode ser plenamente livre. Mas o difícil é ter coragem. Você é livre! (eu estimo que 85% da população mundial seja livre, e ainda estou sendo pessimista). E quando estiver reclamando que seu patrão é um idiota ou que seus pais são opressores, saiba que você tem o poder de mudar. Pense em quem não pode ser livre e se sinta contente por essa graça.

No Dia da Independência, pense que você é um ser livre e poderoso, e com toda a desgraça, você pode fazer mais. Mesmo imperfeito, você pode ir até os limites da perfeição.