sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Vamos falar de... sexo

Primeiro, Deus criou um homem e uma mulher. (Ora, e Eva não veio só depois?). Não. Se homem e mulher se encaixam tão bem é porque Deus fez os dois de caso pensado. E já que daria muito trabalho ir fazendo mais gente, Ele, sábio como é, deu a capacidade a esse homem e essa mulher de reproduzir, e disse: Crescei e multiplicai-vos. Eles entenderam o recado. O recado que eles não entenderam foi outro: A árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Dizem que foi por causa dessa desobediência que a coisa toda desandou na Terra, e deve ter sido mesmo! Se foi ou não foi por isso, meio que já não importa mais, mas que a coisa desandou, Ah, desandou! De Adão e Eva surgiram Caim e Abel, e já pra avacalhar o sistema, Caim foi logo matando o irmão. Com um início destes, as coisas não podiam dar mesmo certo, não é? Mas, enfim, foco no assunto.

Eles foram se multiplicando, tal e coisa, coisa e tal. Enoque... Metusael... Ada... Sete... Cainã... Matusálem (recordista, 969 anos [número sugestivo] de pura vitalidade)... Mas Deus, paciente como um bom criador (esperou Eva roubar o fruto e Caim matar o próprio brother), viu que a maldade entre sua criação estava grande demais, e desistiu do negócio todo, e mandou esta: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. E chamou Noé. Noé era um homem de bem, correto e direito; a mulher e os filhos é que não se sabe, mas Noé era o cara. Deus mandou fazer a arca, cuja qual os animaizinhos subiram de dois em dois (como explica Padre Marcelo Rossi), e anunciou que mandaria um dilúvio sobre a Terra, que a cobriria toda, e duraria quarenta dias. Era "O toró". Mas cento e cinquenta dias depois as águas baixaram e Deus mandou os moradores da arca saírem, e parece que se arrependeu do arrependimento, dizendo que nunca mais amaldiçoaria a terra como fez. Deus realmente é muito bom, mudou de ideia e deixou a coisa rolar. Hoje não se sabe o que Deus está pensando a esse respeito, mas já mencionou um fim para nós, só resta saber se ele vai pegar a data de 2012 ou esperar por uma próxima oportunidade. Sabemos que Ele já recusou a data de Nostradamus. E continuou a reprodução. Mas a reprodução ficou desordenada, desorganizada, e acabou virando putaria mesmo em Sodoma e Gomorra. Fogo nelas e bola pra frente.

Que introdução longa! Desculpem, me empolguei.

O sexo foi uma coisa que se transformou durante os anos. Sexo só depois do casamento, com certas limitações. Nesta época joelho era virilha, "ficar" era olhar da janela e namorar era pegar na mão no sofá de casa, sob os olhos atentos dos pais. Os pais queriam um bom partido para as filhas e uma garota respeitável e bem falada (quer dizer, não falada) nas redondezas, para o filho.
Sexo mais liberal... antes do casamento? Sim, mas só para os homens. As mulheres eram consideradas impuras se não se guardassem. Nesta época maiô era modernidade. Informações sexuais começavam a ser mais acessíveis e por isso os pais se descabelavam para que as filhas soubessem o menos possível.
Depois veio a época da informação, e como a Aids chegou no pedaço, era mesmo necessário se informar. Aí a coisa começava a pegar. Jovens podiam namorar e até fazer sexo antes do casamento, mas desde que ninguém ficasse sabendo... os homens mais uma vez podiam mais, e era até legal contar vantagem sobre as presas que abocanhavam. Existia alguma resistência, mas as coisas iam se modernizando. Até aí o romantismo se conservava. Quem quisesse ser moderno, seria, e quem não quisesse, não seria.

Ok. Agora chega o ponto onde as jovenzinhas podem namorar, ficar e fazer sexo com quem bem entenderem, desde que o pai não fique sabendo... a mãe pode saber. O sexo virou moda, se é que algum dia ele tenha deixado de estar na moda. Toda menina que vai crescendo já faz uma boa ideia do que é sexo e cabe aos pais fingir que elas não sabem, ou pelo menos evitam que o assunto sexo surja no almoço de família. Depois disso veio a filosofia "ninguém é de ninguém" - o que já é modernidade demais para mim, mas é aceitável. A mulher, como eu disse aqui, mudou e isso elevou o sexo... direitos iguais e blá-blá-blá... Isso foi bom, muito saudável. Viva! Sexo liberado! Mas vamos lembrar que os humanos não conhecem limites, e sempre passam do ponto e atolam o pé na jaca mesmo quando sabem que é hora de pisar no freio. O que fizemos com o sexo? O tornamos banal. E o beijinho roubado no portão de casa de ontem virou a sarradinha desmedida de hoje.

Tudo bem, eu concordo que todas essas coisas deram às pessoas muita liberdade, que deu direito às pessoas fazerem o que quiserem sem se importar para o que os outros vão achar. Isso é ótimo! Mas ultimamente parece que a coisa degringolou de vez, e a filosofia é "todo mundo é de todo mundo". Os amantes são ao mesmo tempo cornos, e a coisa não é necessariamente escondida. Homens deixam esposas fiéis para se relacionar com amantes, que acabam corneando o próprio infiel. O ciúme está entrando em extinção, ninguém está ligando para nada. Temos exceções, mas as exceções é que são tidas como anormais. Os "certinhos" é que são ridicularizados.

Enquanto era "ninguém é de ninguém" estava tudo bem, mas agora que mudou para "todo mundo é de todo mundo" a coisa desandou, desandou feio! Deus, manda um dilúvio, queima as paradas todas, dá Teu jeito aí, mas faz alguma coisa, por favor. Daqui a pouco vamos fazer que nem os animais e o sexo vai rolar de qualquer jeito. Fico imaginando gente transando no sofá enquanto outras pessoas estão assistindo televisão no mesmo ambiente. Vai acabar o respeito pelo sexo e as pessoas não vão ter mais nenhum tipo de pudor e farão sexo exatamente quando tiverem vontade... na fila de banco com a desconhecida que está na frente, por exemplo. Exagero? Talvez. Mas se olharmos para a evolução que o sexo teve, 600 anos no futuro, como é que vai ser? Deus vai resetar tudo? Eu não sei. Não estou julgando, só querendo que pensem: como seria, como será, o que é o sexo para cada um de vocês? Tirem suas conclusões e sejam felizes. Relaxem e gozem.