terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Último Rei da Escócia - The Last King of Scotland



Titulo: The Last King of Scotland (O Último Rei da Escócia-Br)
2006
Direção: Kevin Mcdonald
Roteiro: Jeremy Brock (Lições de Vida), Peter Morgan (A Rainha) e Giles Forden
Gênero: Drama Social

Logo no comecinho, o protagonista gira uma miniatura do globo terrestre, e baseado em seu resultado, ele vai para o local. Então, na hora, pensei: "Vem um filme de comédia por aí", tipo Eurotrip, mas - ainda mais por que ele já estava na Europa - não foi isso. Eu estava no clima para um filme assim, mas a TV me deu este, então aceitei.

Uganda - foi o seu destino - tem um novo presidente, Idi Amim (Forest Whitaker). Numa incrível combinação de destinos, o jovem médico escocês Nicholas Garrigan (James McAvoy), que foi a Uganda em busca de aventura e acabou ficando lá para ajudar o país que precisava muito de suas habilidades médicas, envolve-se com o presidente, e aos poucos vai se tornando seu braço-direito. E mais aos poucos ainda ele vai compreendendo como as coisas realmente funcionam naquele lugar. E a pessoa cordial e expansiva que o presidente aparentava ser, também possuia um lado tirânico.

No meio desta confusão é que o filme passa toda a sua qualidade. Um homem aparentemente benevolente e prestativo, e que ao mesmo tempo - o próprio médico nota - um sujeito que é movido por impulsos e que não tem limites. Por ingenuidade ou por puro deslocamento, o médico vai acreditando, confiando no tirano. E aí nos perguntamos: "Se fosse a gente, o que faríamos?" Bem, acho que não seria tão diferente. O cara era o presidente, te elege como fiel escudeiro e demonstra sincero apreço, isso deixaria qualquer um bobo. A desconfiança existia, mas a certeza era quase impossível se ter naquelas condições. O filme causa apreensão do começo ao fim e não nos deixa desgrudar o olhar da tela.

Nota: 9,3
Melhor Atuação: Se deram um Oscar para ele, quem sou para discordar? Forest Whitaker brilhou no papel de Idi Amim, com expressões que garantem a metade da apreensão que eu disse acima.